ITnerante

Estudos de TI para Concursos Públicos

Pessoal,

Existem duas maneiras de restringir os requisitos para concursos de Técnico em TI.

1) Ensino Médio + 120/h de programação ou Curso Técnico em TI (reconhecido pelo MEC)

2) Curso Técnico em TI (reconhecido pelo MEC)

Quem possui ensino superior em Ciência da Computação, está apto a ser nomeado em qualquer um desses dois tipos de concursos?

Exibições: 3592

Responder esta

Respostas a este tópico

Alguém sabe se o MPU aceita diploma de curso superior para cargo de técnico?

E cargo de analista com curso tecnologo de gestão de T.I. + MBA em gestão de projeto. Será que aceitam?

Não vou saber citar aqui de cabeça, mas sei que existe duas linhas de órgãos públicos. As que aceitam de boa (e normalmente, quando pedem apenas horas de treinamento, e não especificamente e somente curso técnico de TI), e as que restringem.

Nos que restringem, obviamente, cabe o questionamento judicial. E atualmente a justiça tem entendido que sim, curso de graduação ou mesmo pós na área de TI qualifica para o exercício de cargo técnico. 

Exatamente, já existe um entendimento de vários tribunais de que candidato que passe para técnico e tenha curso superior não perde o direito à posse por isso. Se algum órgão/empresa pública te barrar com essa justificativa, só entrar com um Mandado de Segurança na Justiça que provavelmente vá ganhar a causa.

Mas claro, isso só vale se o edital não restringir explicitamente, algo do tipo "certificado de conclusão de curso técnico com pelo menos X horas na área Y", em que só vale se você tiver o tal curso técnico específico. Mesmo assim, pode valer à pena tentar na justiça.

No meu caso, o edital dizia "no mínimo X horas de curso de programação", o que eu pude comprovar com meu histórico da universidade, curso de Ciência da Computação.

Resumindo:

Pelo conversando com os colegas daqui e com outros colegas, tudo pode acontecer se você passar para técnico e tiver um diploma de graduação na mão. Alguns órgãos não aceitam, outros aceitam (O MPU-ES aceita com certeza).

Em relação aos concursos que pedem Ensino Médio + 120/h de programação, acho que é quase unanime que o diploma de graduação é suficiente.

Para situações contrárias, concurso de analista em a pessoa tenha técnico+mba/pós,  ainda falta investigação.

Se souberem de mais noticias, por favor avisem.

Abraços.

Estou muito preocupada com situação semelhante. Fui nomeada para cargo de técnico Operação de Computadores em órgão federal, o único de técnico que fiz até hoje. Tenho curso superior em Ciência da Computação. Além do diploma universitário, estão me pedindo histórico escolar e ementa do curso para avaliação. Acho que o órgão pode encrencar.

Olá tudo bem, 

Na verdade é o  seguinte, é muito bom você se preocupar com essa situação antes mesmo de prestar o concurso. Eu estou passando por uma situação parecida neste exato momento. Fui aprovado em  3º para um concurso de uma Universidade federal no parana, e sou graduado em Analise de Sistemas. Porem o edital pedia Médio profissionalizante ou técnico com enfase em sistemas computacionais. E fui barrado, e impetrei uma mandado de segurança, e estou na expectativa para que o juiz entenda minha situação. 

Tome cuidado, para não passar por situação inesperadas no futura. 

Abraço

Na verdade eu já estou nomeada pelo órgão. Estou na fase de apresentação da documentação e realização de exames médicos. O órgão esta me pedindo, além do diploma de nível superior, o histórico escolar e a ementa do curso para analisar se a quantidade de horas em determinadas matérias que eles acham importante são suficientes. Portanto a situação não é futura, é presente. Se me barrarem terei que entrar com Mandado de Segurança também.

Só que é o seguinte eles precisam dar o retorno quanto a analise de sua documentação logo, porque se for negado eles irão emitir uma negativa, e você terá que correr para impetrar o mandado de segurança antes dos 30 dias dada nomeação, caso contrario tudo se torna mais difícil. Já converse com um advogado de confiança, e procure deixar meio encaminhado quanto a justificativas, e seus certificados de curso e grade curricular, para caso ocorra o negação, poderá acelerar o processo. E posso te garantir que 99% dos casos deram certo. O problema é o constrangimento e correria. 

Boa sorte. 

Ok. Vou tentar deixar tudo no esquema para o caso de haver problemas.

Obrigada!

Rita, houve problemas ?

RSS

Badge

Carregando...

© 2017   Criado por Walter Cunha.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço